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__________ Modalidades & Técnicas __________

Atarashi Naginata
Caminho ou Arte Moderna da Naginata. Lit. "nova naginata".

Battodo
Caminho do saque.

Battojutsu
Arte do saque.

Budo
Caminho marcial. Bu significa Marcial e Do significa caminha, senda ou trilha no sentido de desenvolvimento e crescimento pessoal.

Bujutsu
Arte marcial. Bu significa Marcial e jutsu significa arte, técnica ou perícia. Budo e Bujutsu possuem praticamente o mesmo significado, sendo intercambiáveis geralmente.

Kamae
Postura de combate. Guarda.

Kendo
Caminho da espada.

Kenjutsu
Arte da espada.

Kenshi
Espadachim.

Kihon
Fundamentos, técnicas básicas.

Koryu
Arte marcial ou estilo clássico/antigo. As artes da naginata clássica mais conhecidas são o Tendo Ryu naginatajutsu e o Jikinshinkage Ryu naginatajutsu.

Heiho ou Hyoho
Método Militar. Estratégia Militar. Ciência Militar

Iaido
Caminho marcial onde através da prática de técnicas que envolvem o uso da espada japonesa almeja conquistar a harmonia de si com o meio em estado constante de alerta, adaptação e consciência.

Iaijutsu
Mesmo que "Iaido", mas com ênfase na parte técnica e efetividade.

Isshu-jiai
Combate entre praticantes de modalidades diferentes, o mais usual é de um naginataka vs um kendoka.

Naginata-do
Caminho do naginata. "Caminho" no sentido de senda, trilha pessoal de desenvolvimento.

Naginata-jutsu
Arte/Técnica da naginata.

Taijutsu
Arte/Técnica corporal.

Waza
Técnica efetiva, para aplicação.

___________ Armas & Implementos ___________

Bokuto ou Bokken
Espada de madeira para treino.

Daisho
O par de espadas, a longa e a curta. Somente a casta guerreira (Bushi) poderia portá-las.

Daito e Shoto
Espada longa e curta respectivamente.

Katana
É uma espada japonesa curva, com um gume. Veja termo To.

Ken
Ken significa "espada" de uma forma abrangente.
Leitura chinesa (on-yomi): KEN.
Leitura japonesa (kun-yomi): tsurugi.
Visto em Kenjutsu, Kendo, Bokken, Shinken.

Kodachi
Espada curta. Geralmente usado em paralelo com Odachi.

Iaito
Espada para treino de saque. Veja Battodo e Iaido. Não possui corte.

Naginata
Alabarda japonesa, consiste de uma lâmina curva fixada numa haste longa de madeira

Nihonto
Lâmina japonesa, toda arma com lâmina, sejam espadas, facas ou alabardas

Odachi
Espada longa. Geralmente usado em paralelo com Kodachi.

O-naginata
Variação mais longa da naginata.

Shinken
Espada verdadeira de aço com fio. Pode ser usada para treinos de corte (tameshigiri).

Tachi
Tachi pode significar "espada" de uma forma abrangente, mas geralmente se refere apenas a um tipo de espada japonesa: longa, estreita, com curva acentuada, apropriada para uso pela cavalaria, e portada pelo samurai ao seu lado esquerdo com o gume direcionado para baixo.
Visto em Odachi, Kodachi, Nodachi.

To
To significa "espada" de uma forma abrangente.
Visto em Daito, Koto, Gendaito, Nihonto, Bokuto.
Leitura chinesa (on-yomi): TO.
Leitura japonesa (kun-yomi): katana.

Tsurugi
Ver Ken. Tsurugi é um tipo de espada com lâmina reta e gume em ambos os lados.

___________ Termos & Conceitos ___________

Dojo
Local de treino do Caminho.

Fudoshin
Mente imperturbável, inabalável

Hasuji
Alinhamento do corte. Ângulo da lâmina durante a execução do corte

Hei-jo-shin
Mente tranqüila, serena.

Jo-ha-kyu
Rítmo de execução da técnica, geralmente aumentando a velocidade em aceleração

Ki-ken-tai-ichi
Conceito que orienta que a Mente, a Espada e o Corpo devem agir em conjunto, em sincronia e em unidade. Veja termo semelhante Shin-gi-tai-ichi.

Kokyu
respiração

Ma-ai
termo sem tradução direta, em artes marciais se refere ao conjunto de distância, alcance, tempo e deslocamento

Metsuke
mirar, observar, fitar, direção do olhar

Mono-uchi
Região da lâmina que atinge o alvo mais eficientemente. A maioria dos cortes são efetuados nesta região. Deve-se prezar em acertar o alvo nesta região que fica aproximadamente à um palmo de distância da ponta da lâmina.

Mushin
Não-mente. A mente vazia de pensamentos, ideias ou vontades. Mente livre, pura. Não se atem a nada, não desvia a atenção.

Shu-ha-ri
Conceito ou método de aprendizado em seus três estágios: Shu (imitar), Ha (quebrar) e Ri (deixar). O budoka inicia o aprendizado e no primeiro estágio deve apenas se preocupar em imitar a forma e as técnicas, aprender sem questionamentos, repetir as técnicas exastivamente, passando para o segundo estágio, o budoka começa a entender o significado da técnica e como ela funciona, quebrando cada técnica em seus elementos constitutivos, no terceiro estágio, a de maestria, o mestre compreende tão profundamente a técnica que é capaz de imprimir sua personalidade em cada técnica.

Te-no-uchi
Forma de empunhar, segurar

Zanshin
Espírito remanescente, estar alerta, atento, preparado para reagir